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Tenha uma vida mais saudável...

Saúde não significa, apenas, ausência de doença, mas bem-estar físico e mental. A moderna medicina vem-se preocupando não só com a prevenção de doenças, mas com a qualidade de vida do homem moderno, principalmente o das grandes cidades, sujeito às várias formas de estresse. Por isso, faz parte do aconselhamento médico a recomendação de dieta alimentar adequada e de exercícios físicos para qualquer idade. 

1)Dieta alimentar 

Uma dieta alimentar correta pode prevenir e, até, reverter problemas do coração. Alimentos ricos em fibras e pouco gordurosos evitam o acúmulo de gordura e de colesterol nas paredes das artérias, reduzindo o risco de doenças como a arteriosclerose, ataque cardíaco, derrame e outras doenças cardiovasculares. Alimentos ricos em substâncias antioxidantes, principalmente vitaminas C, E e Beta-Caroteno, zinco e selênio, previnem doenças cardíacas. 

2)Como manter uma dieta saudável 

- Reduza, ao mínimo possível, os alimentos gordurosos, abolindo qualquer tipo de fritura. 
- Consuma apenas alimentos refogados, cozidos ou assados, preparados com óleo vegetal (girassol, milho, canola) e saladas temperadas com azeite ou óleo de oliva. 
- Prefira as carnes magras, frango sem pele e peixes de escama. 
- Evite bacon, miúdos, fígado, salsicha, lingüiça, presunto e embutidos em geral. 
- Beba leite desnatado e derivados com pouco teor de gordura. 
- Reduza o consumo de ovos a apenas três gemas por semana. 
- Aprenda a comer verduras. 
- Não se esqueça de incluir, em sua alimentação, os vegetais e carboidratos (arroz, massa, pães e grãos). 
- Abuse das frutas frescas. 
Controle, rigorosamente o sal, (se for hipertenso, reduza-o ao mínimo tolerável). 

3)Exercìcios físicos

São muitos os benefícios dos exercícios para nossa saúde física e mental: 

- Ajudam a perder peso, portanto reduzem a tensão extra, que os quilos a mais causam ao coração. 
- Mantêm a pressão arterial equilibrada. 
- Reduzem o nível do colesterol ruim (LDL) que pode obstruir as artérias. 
- Elevam o nível do colesterol bom (HDL), que ajuda a proteger o coração das doenças. Favorecem a circulação do sangue, que, fluindo melhor, levam mais oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo. 
- Promovem a liberação de substâncias cerebrais que causam sensação de bem estar. 

4)Exercícios que favorecem o coração 

Caminhar, correr, nadar, andar de bicicleta são os mais indicados, pois além de queimarem as gorduras com mais rapidez, melhoram a respiração e a circulação sangüínea. Sua prática deve tornar-se rotineira, incorporando-se ao dia-a-dia de adultos e idosos. Uma caminhada de trinta minutos, três a quatro vezes por semana, ajuda a perder peso e fortalecer o coração. 

5)Exercícios na vida quotidiana 

- Use escadas em vez de elevador. 
- Caminhe durante o intervalo do almoço. 
- Procure andar mais rápido que o normal. 
- Estacione o carro longe do local de trabalho para caminhar um pouco mais. 
- Execute os trabalhos domésticos em um ritmo mais acelerado. 

6)Atenção para as últimas pesquisas: 

Em 6 anos, a incidência de mortes por infarto caiu 8%, graças à maior conscientização das pessoas em relação à alimentação e exercícios físicos. 


Fonte: Dra. Elisabete Almeida 
Lincx-Serviços de Saúde

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